
Mais de metade das agências de viagens "chumbaram" num teste realizado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) que, só no ano passado, recebeu mais de quatro mil reclamações e pedidos de informação.
Perante o elevado número de queixas, a Deco realizou uma investigação em 20 agências de viagens, durante a qual simulou comprar e dias mais tarde desistir de uma viagem. No final, 12 agências chumbaram no teste.
Entre os problemas detectados, a Deco refere “a entrega de documentação sem a identificação adequada do serviço contratado ou do preço total" e também a "ausência de comprovativos de pagamento das despesas de cancelamento ou de uma descrição clara das mesmas".
Entre as principais queixas feitas em 2007 estão a "dificuldade no reembolso de quantias pagas, cobrança de despesas de cancelamento superiores ao permitido, entraves à rescisão do contrato e falta de informação sobre os documentos para viajar".
Para corrigir a situação, a Deco propõe que as agências de viagens criem um documento com toda a informação sobre as características do serviço contratado, que deverá ser entregue ao consumidor aquando da reserva da viagem.
Em caso de problemas, o viajante deve, não só reclamar junto da agência, mas também enviar uma queixa para o provedor do cliente das agências. O cliente "tem 20 dias úteis, após o regresso, para se queixar à agência, e 20 dias seguidos para se dirigir ao provedor".
Ou seja, têm menos tempo para se queixar ao provedor do que à agência, o que a Deco considera "inaceitável" uma vez que "o recurso ao provedor deve ocorrer quando a agência não resolve o problema".
Perante isto, a Deco propõe um aumento do prazo para reclamar junto do provedor ou torná-lo ilimitado, quando se reclama primeiro na agência.
A associação de consumidores elaborou dez regras de boas práticas para a venda de uma viagem organizada.
Entre os cuidados a ter, a Deco salienta dois: "antes da venda, indicar correctamente a documentação necessária para a viagem e formalidades sanitárias a cumprir e avisar, de imediato, o cliente quando não puder cumprir alguma das obrigações do contrato."
A Roquetur Porto tem como um dos seus princípios, tratar os clientes com toda a consideração e respeito. Toda a informação é prestada e felizmente nenhuma das anomalias detectadas pela Deco, se aplica nesta Agência.
Primamos pela seriedade, porque os clientes são a razão da nossa existência.